SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Energy intake, maternal nutritional status and intrauterine growth retardationBio-terrorism, bio-defense, bioethics author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SILVA, Leticia Krauss. Validade da abordagem do ajuste de risco para a comparação de resultados de serviços de saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.1, pp. 287-295. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000100032.

Este trabalho focaliza a questão da validade da metodologia usual de ajuste de risco para comparar resultados de serviços de saúde e de sua utilidade para implementar atividades de melhoria da qualidade. As validades preditiva e atributiva do método são discutidas, considerando o confundimento e a modificação de efeito produzidas pela atenção médica sobre o efeito das variáveis de risco. Nesse sentido, as abordagens de causa suficiente e contrafactual para efeito e interação são tentativamente aplicadas às relações entre variáveis de risco, tecnologias médicas e qualidade da assistência. As principais conclusões são de que a qualidade do cuidado modifica a interação antagonista entre tecnologias médicas e variáveis de risco, relacionada a diferentes tipos de respostas, assim como o confundimento do efeito das variáveis de risco produzido pelas tecnologias médicas associadas. Assim, o confundimento dos fatores de risco no método de ajuste de risco, que limita sua validade preditiva, estaria relacionado à eficácia e à complexidade das tecnologias médicas associadas (considerando indicação e performance e sua relação com qualidade) e ao espectro de qualidade dos serviços. A validade atributiva dependeria da validade das probabilidades estimadas para cada subgrupo de risco (validade preditiva) e da porcentagem de pacientes de alto risco de cada serviço.

Keywords : Validade; Ajuste de Risco; Resultados.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English