SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Dengue control: a challenge for the public health system in BrazilWorker's health surveillance and health promotion: similarities and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GARNELO, Luiza  and  SAMPAIO, Sully. Bases sócio-culturais do controle social em saúde indígena: problemas e questões na Região Norte do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.1, pp. 311-317. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000100035.

O trabalho discute as bases sócio-culturais do controle social em saúde indígena. A reflexão pauta-se em dois eixos principais: (1) o exercício do controle social no plano local e no funcionamento de conselhos locais ou distritais de saúde e (2) a interface das relações travadas entre as grandes organizações indígenas na Região Norte do Brasil e os gestores das políticas públicas de saúde indígena. As informações foram coletadas por meio de observação participante em encontros regionais e nacionais de saúde, reuniões e acompanhamento a conselhos locais e distritais de saúde. Demonstram-se o reforço do movimento etnopolítico gerado pela parceria com o Ministério da Saúde e as contradições geradas pela terceirização das ações de saúde indígena.

Keywords : Sistemas Locais de Saúde; Índios Sul-Americanos; Políticas de Controle Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese