SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1The sociocultural basis for indigenous peoples' health advocacy: problems and issues in the Northern Region of BrazilImpact of dental caries and dental fluorosis on 12-year-old schoolchildren's self-perception of appearance and chewing author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ALVES, Roberta Belizário. Vigilância em saúde do trabalhador e promoção da saúde: aproximações possíveis e desafios. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.1, pp. 319-322. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000100036.

O trabalho pretende discutir as aproximações possíveis entre as práticas de Vigilância em Saúde do Trabalhador e o enfoque da promoção da saúde, bem como os distanciamentos e desafios da Vigilância em Saúde do Trabalhador em face dessa outra concepção de saúde pública, procurando refletir sobre a pertinência, a relevância e a viabilidade de tal perspectiva para a Saúde do Trabalhador. A discussão empreendida defende que existem muitos pontos em comum entre essas abordagens, em termos teóricos e metodológicos, e aponta a necessidade para a Vigilância em Saúde do Trabalhador de se integrar de forma mais efetiva às ações de promoção da saúde, a fim de a buscar uma maior viabilização de suas ações e sua consolidação como área da saúde pública.

Keywords : Vigilância; Saúde Ocupacional; Promoção da Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese