SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Worker's health surveillance and health promotion: similarities and challengesSpotted fever in Campinas region, State of São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PERES, Karen Glazer et al. Impacto da cárie e da fluorose dentária na satisfação com a aparência e com a mastigação de crianças de 12 anos de idade. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.1, pp. 323-330. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000100037.

Parâmetros psicossociais têm sido recomendados para avaliar o impacto dos problemas bucais na qualidade de vida das pessoas. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da cárie e fluorose dentárias na satisfação com a aparência e com a mastigação em crianças. Foi realizado um estudo transversal com escolares (n = 695) de 12 anos de idade de Chapecó, Santa Catarina, em 1999. Foram examinadas cárie e fluorose dentária e investigados acesso à consulta odontológica e a hábitos de higiene bucal. Para a identificação dos fatores de risco, foi realizada análise de regressão logística múltipla não condicional. Nenhum dos fatores investigados foram associados à insatisfação com a aparência. Estudar em escola pública, apresentar-se com dentes anteriores e com pelo menos dois dentes posteriores comprometidos pela cárie e ser do sexo feminino foram fatores de risco independentes para a insatisfação com a mastigação. Pode-se concluir que a fluorose dentária não teve impacto sobre a satisfação com a aparência. Quanto maior a severidade da cárie, maior o impacto sobre a insatisfação com a mastigação, isso foi maior em crianças de escolas públicas.

Keywords : Cárie Dentária; Fluorose Dentária; Auto-Imagem; Qualidade de Vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese