SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Worker's health surveillance and health promotion: similarities and challengesSpotted fever in Campinas region, State of São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PERES, Karen Glazer et al. Impacto da cárie e da fluorose dentária na satisfação com a aparência e com a mastigação de crianças de 12 anos de idade. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.1, pp.323-330. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000100037.

Parâmetros psicossociais têm sido recomendados para avaliar o impacto dos problemas bucais na qualidade de vida das pessoas. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da cárie e fluorose dentárias na satisfação com a aparência e com a mastigação em crianças. Foi realizado um estudo transversal com escolares (n = 695) de 12 anos de idade de Chapecó, Santa Catarina, em 1999. Foram examinadas cárie e fluorose dentária e investigados acesso à consulta odontológica e a hábitos de higiene bucal. Para a identificação dos fatores de risco, foi realizada análise de regressão logística múltipla não condicional. Nenhum dos fatores investigados foram associados à insatisfação com a aparência. Estudar em escola pública, apresentar-se com dentes anteriores e com pelo menos dois dentes posteriores comprometidos pela cárie e ser do sexo feminino foram fatores de risco independentes para a insatisfação com a mastigação. Pode-se concluir que a fluorose dentária não teve impacto sobre a satisfação com a aparência. Quanto maior a severidade da cárie, maior o impacto sobre a insatisfação com a mastigação, isso foi maior em crianças de escolas públicas.

Keywords : Cárie Dentária; Fluorose Dentária; Auto-Imagem; Qualidade de Vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )