SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Impact of dental caries and dental fluorosis on 12-year-old schoolchildren's self-perception of appearance and chewingEffects of detergents and disinfectants on the development of Ascaris lumbricoides eggs author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LIMA, Virgília Luna Castor de et al. Situação da febre maculosa na Região Administrativa de Campinas, São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.1, pp. 331-334. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000100038.

A febre maculosa brasileira foi detectada pela primeira vez no Estado de São Paulo em 1929. No entanto, não há registro sistemático de casos neste Estado. Em 1985 ocorreram três casos desta doença no Município de Pedreira, situado na região de Campinas, que fica no nordeste do Estado de São Paulo, Brasil, correspondendo à 5a Região Administrativa, e compreendendo 88 municípios. Alguns estudos foram realizados no Município de Pedreira, mas a falta de registro de casos foi um obstáculo encontrado. Com a finalidade de recuperar o histórico da doença, resolveu-se pesquisar e registrar as ocorrências de febre maculosa na região no período de 1985 a 2000 e analisar o seu comportamento. Foram recuperados todos os registros da doença nos diversos serviços de saúde pública. Observou-se uma ampliação da área de transmissão e a ocorrência de um aumento dos casos suspeitos a partir de 1996, ano em que a doença foi determinada como de notificação compulsória na região. Esta doença foi causa de óbito na maioria dos anos do período de estudo. Conclui-se que a febre maculosa está em ascensão na região e estudos bioecológicos complementares estão sendo desenvolvidos para melhor compreensão da epidemiologia dessa doença, que é mundialmente reconhecida como um problema emergente de saúde pública.

Keywords : Febre Maculosa; Vigilância Epidemiológica; Doenças Endêmicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese