SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Macro-epidemiologic aspects of schistosomiasis mansoni: analysis of the impacts of irrigation systems on the spatial profile of the endemic in Bahia, BrazilNon-fatal work-related injuries in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

COSENDEY, Marly Aparecida E.; HARTZ, Zulmira M. de Araújo  and  BERMUDEZ, Jorge A. Z.. Validação de uma ferramenta para avaliar a qualidade de serviços farmacêuticos. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.2, pp. 395-406. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000200006.

Neste trabalho apresentamos o processo de validação de um instrumento para avaliar a assistência farmacêutica, por meio da análise de implantação de um programa de distribuição de medicamentos do Governo Federal. Este processo se iniciou com a elaboração de um modelo teórico, baseado na revisão da literatura, que permitiu selecionar as dimensões conceituais e os respectivos critérios que melhor representassem estes constructos. Na segunda fase procedeu-se à ponderação dos indicadores para construção dos escores de qualidade. Foram testados três modelos para a classificação do grau de implantação e sete para a determinação do escore mais adequado com duas matrizes diferentes de indicadores. O objetivo era eleger a que apresentasse a maior coerência e consistência entre o grau de implantação do programa e os efeitos estimados, aprimorando a validade concorrente dos critérios utilizados. Os diversos modelos testados e os resultados obtidos, mostram que é possível se aumentar a validade do estudo, sem alterar os dados coletados, e o esforço se justificando por uma melhor compreensão do alcance e limites das medidas e das escolhas de suas ponderações e interpretações.

Keywords : Modelos Lógicos; Serviços Farmacêuticos; Avaliação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English