SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Residual concentration of hexachlorocyclohexane in a contaminated site in Cidade dos Meninos, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brazil, after calcium oxide treatmentConceptual basis for the application of biomonitoring on stream water quality programs author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

VANDERLEI, Lygia Carmen de Moraes; SILVA, Gisélia Alves Pontes da  and  BRAGA, José Ueleres. Fatores de risco para internamento por diarréia aguda em menores de dois anos: estudo de caso-controle. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.2, pp. 455-463. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000200012.

O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre determinantes sócio-econômico-demográficos e biológicos e hospitalização por diarréia aguda (DA) em menores de dois anos. Utilizou-se estudo tipo caso-controle de base hospitalar no período de maio a outubro de 1997, em hospital pediátrico de nível terciário em Recife, Pernambuco. Os casos (n = 185) foram crianças internadas por DA e os controles (n = 185) foram crianças com doenças ambulatoriais, exceto diarréia, que tinham apresentado a doença nos últimos 15 dias, atendidas no mesmo local e período. Utilizaram-se os programas Epi Info e Stata para a análise dos dados. Foram calculados o odds ratio e os intervalos de confiança de 95% por meio da técnica de regressão logística múltipla, para o controle dos fatores de confusão, considerando um modelo hierarquizado dos fatores de risco. A investigação mediante o modelo proposto mostrou existência de associação entre internamento por DA e piso de terra ou tábua, paridade das mães igual a cinco ou mais filhos, criança menor de seis meses e gravidade dos episódios, que depende da interação entre condições sócio-econômicas desfavoráveis, baixa idade das crianças e episódio diarréico grave.

Keywords : Saúde Infantil; Diarréia Infantil; Hospitalização; Fatores de Risco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese