SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Risk factors for hospitalization due to acute diarrhea in children under two years old: a case-control studyControl of lead emissions from a battery repair shop in the city of Rio de Janeiro by monitoring air quality author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BUSS, Daniel Forsin; BAPTISTA, Darcílio Fernandes  and  NESSIMIAN, Jorge Luiz. Bases conceituais para a aplicação de biomonitoramento em programas de avaliação da qualidade da água de rios. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.2, pp. 465-473. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000200013.

Biomonitoramento pode ser definido como o uso sistemático das respostas de organismos vivos para avaliar as mudanças ocorridas no ambiente, geralmente causadas por ações antropogênicas. Neste artigo são apresentadas as bases conceituais e um breve histórico da utilização do biomonitoramento como ferramenta de avaliação da saúde dos ecossistemas de rios. Busca ainda fornecer subsídios para uma análise integrada da qualidade da água, pois as metodologias tradicionais de avaliação, baseadas em características físicas, químicas e bacteriológicas, não são suficientes para atender aos usos múltiplos da água, sendo particularmente deficientes na avaliação da qualidade estética, de recreação e ecológica do ambiente. Visando colaborar com os gestores de bacias hidrográficas, a aplicação do biomonitoramento no Brasil contribui para a redução de custos, o aumento da eficiência de análise e a simplificação dos resultados, permitindo a participação comunitária por intermédio de grupos de voluntários.

Keywords : Monitoramento Ambiental; Monitoramento da Água; Qualidade da Água; Rios; Gestão de Recursos Naturais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese