SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Non-fatal occupational injuries: gender and job contract differencesComparison of nutritional status of low-income children in the second year of life before and after primary health care intervention author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SOUZA, Kátia Reis de et al. O desenvolvimento compartilhado de impressos como estratégia de educação em saúde junto a trabalhadores de escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.2, pp.495-504. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000200016.

Descrevem-se, aqui, o processo e o produto da experiência de elaboração do mural: Um Dia de Merendeira, realizada junto a trabalhadores de escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro por equipe de pesquisadores e alunos do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com o Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro. A partir de "oficinas em saúde" pautadas na investigação participativa foram levantados problemas e questões relacionadas ao cotidiano de trabalho de merendeiras e serventes. Produzido para socializar nas escolas os resultados das oficinas, o mural é significativo da realidade daquele segmento específico e pretende informar e estimular a reflexão. Com base no referencial de educação popular de Paulo Freire, realizaram-se seis encontros seguindo um roteiro de trabalho para a construção do impresso educativo incluindo a seleção de conteúdos, escolha do gênero comunicativo, estilo e formato do impresso. A criatividade presente nas imagens elaboradas pelos trabalhadores a partir das situações vividas durante a realização de suas tarefas fez, das reuniões, um rico momento de troca, em que as participantes expuseram idéias, valores, crenças, afetos e histórias de vida.

Keywords : Saúde Ocupacional; Impressos Avulsos; Educação em Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )