SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Driving-related behavior: an epidemiologic study of undergraduate studentsImpact of antiretroviral therapy on the magnitude of the HIV/AIDS epidemic in Brazil: various scenarios author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CONILL, Eleonor Minho  and  SCHERER, Magda Duarte dos Anjos. Novas estratégias em educação: avaliação da técnica Tribunal do Júri na capacitação de conselheiros na área de saúde da mulher em Santa Catarina, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.2, pp. 525-534. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000200019.

Descreve-se e avalia-se a técnica Tribunal do Júri, instrumento educativo inovador utilizado em uma oficina piloto sobre Controle Social e Gênero para conselheiros de saúde da Grande Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Estudaram-se sua confiabilidade e validade utilizando a opinião dos participantes complementado com observação qualitativa dos trabalhos. Houve unanimidade na aceitação da técnica por parte dos conselheiros pela "aquisição de conhecimentos" e "por ser participativa, democrática e dinâmica". A avaliação positiva coincide com trabalho anterior feito com secretários municipais, notando-se menor preferência por atividades cognitivas formais que também compunham a oficina. Conclui-se reforçando a importância do uso dessa inovação em capacitações, por ser aceita por públicos distintos, permitir o mapeamento de conteúdo programático e ser útil face a temáticas novas e polêmicas ao favorecer vivências práticas e reflexivas.

Keywords : Estratégias; Avaliação; Educação em Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese