SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Nutritional status of indigenous children from the Alto Xingu in 1980 and 1992 and follow-up of weight and height from the first through the fourth years of lifeEvaluation of informative materials on leishmaniasis distributed in Brazil: criteria and basis for the production and improvement of health education materials author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

DUARTE, Wladimir Ribeiro; BARROS, Aluísio J. D.; DIAS-DA-COSTA, Juvenal Soares  and  CATTAN, Jacobo Melamed. Prevalência de deficiência visual de perto e fatores associados: um estudo de base populacional. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.2, pp.551-559. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000200022.

Este artigo teve como objetivo estimar a prevalência de presbiopia em adultos com trinta anos ou mais e explorar características associadas, como variáveis demográficas, sócio-econômicas e individuais. Realizou-se um estudo transversal de base populacional com 3.007 adultos acima de trinta anos em Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Avaliou-se a acuidade visual para perto com a tabela de Jaeger e as outras variáveis foram investigadas através de questionários padronizados e pré-codificados. Encontrou-se uma prevalência de 54,7% de presbiopia na amostra estudada. Quando a acuidade visual foi medida utilizando meios de correção visual, a prevalência encontrada foi de 29,3%. As variáveis idade e sexo feminino se mostraram associadas com o desfecho, controlando-se para fatores de confusão. Cerca de 42,4% da amostra referiram não necessitar da visão de perto nas suas tarefas habituais. Concluiu-se que a presbiopia tem elevada prevalência na população adulta e se relaciona diretamente com o aumento da idade (especialmente após os 45 anos) manifestando-se mais precocemente nas mulheres. Em 30% dos usuários de correção visual a mesma não é adequada para visão de perto.

Keywords : Presbiopia; Prevalência; Visão; Estudos Transversais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )