SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Nutritional status of indigenous children from the Alto Xingu in 1980 and 1992 and follow-up of weight and height from the first through the fourth years of lifeEvaluation of informative materials on leishmaniasis distributed in Brazil: criteria and basis for the production and improvement of health education materials author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

DUARTE, Wladimir Ribeiro; BARROS, Aluísio J. D.; DIAS-DA-COSTA, Juvenal Soares  and  CATTAN, Jacobo Melamed. Prevalência de deficiência visual de perto e fatores associados: um estudo de base populacional. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.2, pp. 551-559. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000200022.

Este artigo teve como objetivo estimar a prevalência de presbiopia em adultos com trinta anos ou mais e explorar características associadas, como variáveis demográficas, sócio-econômicas e individuais. Realizou-se um estudo transversal de base populacional com 3.007 adultos acima de trinta anos em Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Avaliou-se a acuidade visual para perto com a tabela de Jaeger e as outras variáveis foram investigadas através de questionários padronizados e pré-codificados. Encontrou-se uma prevalência de 54,7% de presbiopia na amostra estudada. Quando a acuidade visual foi medida utilizando meios de correção visual, a prevalência encontrada foi de 29,3%. As variáveis idade e sexo feminino se mostraram associadas com o desfecho, controlando-se para fatores de confusão. Cerca de 42,4% da amostra referiram não necessitar da visão de perto nas suas tarefas habituais. Concluiu-se que a presbiopia tem elevada prevalência na população adulta e se relaciona diretamente com o aumento da idade (especialmente após os 45 anos) manifestando-se mais precocemente nas mulheres. Em 30% dos usuários de correção visual a mesma não é adequada para visão de perto.

Keywords : Presbiopia; Prevalência; Visão; Estudos Transversais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese