SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Evaluation of informative materials on leishmaniasis distributed in Brazil: criteria and basis for the production and improvement of health education materialsSocial participation in health: concepts of users and community leaders in two municipalities of Northeastern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SANTIAGO, Silvia Maria  and  ANDRADE, Maria da Graça Garcia. Avaliação de um programa de controle do câncer cérvico-uterino em rede local de saúde da Região Sudeste do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.2, pp. 571-578. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000200024.

Considera-se, aqui, a possibilidade de ampliar as atribuições da rede básica de atenção à saúde para responder às demandas da população. Tomando como problema o câncer cérvico-uterino, avaliaram-se os resultados obtidos por um programa de controle desenvolvido em uma rede municipal de saúde, com o objetivo de apreciar sua capacidade resolutiva e a adesão das pacientes ao cuidado. Estudaram-se variáveis relacionadas ao diagnóstico e seguimento de 465 mulheres inscritas no programa, no período 1987-1994. Para fins de comparação, utilizaram-se os resultados obtidos pelo serviço especializado de referência regional no mesmo período. Observou-se que a capacidade resolutiva do programa foi semelhante à do serviço de referência; além disso, foram encontradas menor gravidade das lesões cervicais e menor taxa de abandono do tratamento entre as pacientes da rede local de saúde, evidenciando maior adesão ao seguimento. Enfatiza-se a importância da capacitação dos profissionais das equipes locais de saúde para a qualificação da atenção, incluindo o cuidado a doenças de maior complexidade.

Keywords : Neoplasia do Colo Uterino; Avaliação de Programas; Serviços de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese