SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Evaluation of informative materials on leishmaniasis distributed in Brazil: criteria and basis for the production and improvement of health education materialsSocial participation in health: concepts of users and community leaders in two municipalities of Northeastern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SANTIAGO, Silvia Maria  and  ANDRADE, Maria da Graça Garcia. Avaliação de um programa de controle do câncer cérvico-uterino em rede local de saúde da Região Sudeste do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.2, pp.571-578. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000200024.

Considera-se, aqui, a possibilidade de ampliar as atribuições da rede básica de atenção à saúde para responder às demandas da população. Tomando como problema o câncer cérvico-uterino, avaliaram-se os resultados obtidos por um programa de controle desenvolvido em uma rede municipal de saúde, com o objetivo de apreciar sua capacidade resolutiva e a adesão das pacientes ao cuidado. Estudaram-se variáveis relacionadas ao diagnóstico e seguimento de 465 mulheres inscritas no programa, no período 1987-1994. Para fins de comparação, utilizaram-se os resultados obtidos pelo serviço especializado de referência regional no mesmo período. Observou-se que a capacidade resolutiva do programa foi semelhante à do serviço de referência; além disso, foram encontradas menor gravidade das lesões cervicais e menor taxa de abandono do tratamento entre as pacientes da rede local de saúde, evidenciando maior adesão ao seguimento. Enfatiza-se a importância da capacitação dos profissionais das equipes locais de saúde para a qualificação da atenção, incluindo o cuidado a doenças de maior complexidade.

Keywords : Neoplasia do Colo Uterino; Avaliação de Programas; Serviços de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )