SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Regional variations in homicide mortality in Jalisco, MexicoWestern medicine and alternative medicines: can they be complementary? Conceptual reflections author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GRIEP, Rosane Harter; CHOR, Dóra; FAERSTEIN, Eduardo  and  LOPES, Cláudia. Apoio social: confiabilidade teste-reteste de escala no Estudo Pró-Saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.2, pp. 625-634. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000200029.

Este artigo descreve a confiabilidade teste-reteste de uma escala que abrange cinco dimensões de apoio social: material, emocional, de informação, afetivo e interação social positiva. No estudo, uma amostra de 192 funcionários de uma universidade do Rio de Janeiro preencheram o mesmo questionário em duas oportunidades, com intervalo de 15 dias. Como medidas de estabilidade, foram utilizados o coeficiente de correlação intraclasse (CCC), a estatística kappa ponderado e modelos log-lineares. Para avaliação da consistência interna, utilizou-se o coeficiente Alpha de Cronbach. As dimensões de apoio social apresentaram consistência interna variando entre 0,75 e 0,91 no teste e entre 0,86 e 0,93 no reteste. O CCC variou entre 0,78 e 0,87 nas cinco dimensões da escala, sem diferenças importantes segundo sexo, idade ou nível de escolaridade. Para a maioria das perguntas, os modelos log-lineares de melhor ajuste foram: "concordância mais associação linear por linear" e "semi-associação". De acordo com esses resultados, a confiabilidade do instrumento foi considerada adequada, possibilitando sua utilização em estudos de associação entre apoio social e desfechos relacionados à saúde que estão em curso no âmbito do estudo de uma coorte recentemente iniciado no Rio de Janeiro (Estudo Pró-Saúde).

Keywords : Apoio Social; Modelos Lineares; Reprodutibilidade de Resultados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese