SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Western medicine and alternative medicines: can they be complementary? Conceptual reflectionsCollective health, the new genetics, and market eugenics author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BONCIANI, Rosa Dalva F.  and  SPINK, Mary Jane P.. Morte por AIDS ou morte materna: a classificação da mortalidade como prática social. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.2, pp. 645-652. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000200031.

O artigo trata da decisão de inclusão ou exclusão de óbitos de mulheres em idade fértil, com HIV/AIDS, nas estatísticas de mortalidade materna. Foram analisados os casos referentes ao ano de 1998, investigados pelo Comitê Central de Mortalidade Materna do Município de São Paulo (CCMM-MSP). Tendo como enquadre a abordagem construcionista, a pesquisa utilizou como fonte de dados, relatórios e entrevistas com o presidente do CCMM-MSP e membros de um comitê municipal regional. Buscou-se apontar aspectos presentes na seleção, investigação e classificação final das mortes maternas investigadas, focalizando os espaços de negociação entre os vários atores envolvidos no processo. A análise sugere que, quando se trata de óbitos de mulheres com HIV/AIDS, interferem ainda outros fatores como a precedência do status soropositivo para o HIV e os aspectos morais e simbólicos da AIDS. Concluiu-se que o aperfeiçoamento das estatísticas por meio da melhor compreensão da decisão de inclusão ou exclusão de casos é apenas um lado da questão; faz-se necessário também, melhorar a qualidade da assistência ao ciclo gravídico-puerperal para evitar a ocorrência dessas mortes.

Keywords : Mortalidade Materna; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; HIV.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese