SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Death by AIDS or maternal death: classification of mortality as a social practiceCooperation between an NGO and "host" states in the control of leprosy in Latin America author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CARDOSO, Maria Helena Cabral de Almeida  and  CASTIEL, Luis David. Saúde coletiva, nova genética e a eugenia de mercado. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.2, pp.653-662. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000200032.

Com os constantes avanços das técnicas de manipulação genética, o campo da saúde coletiva passou a lidar com a possibilidade de surgimento de uma ênfase genômica reducionista, para além das influências sócio-culturais. Nestas circunstâncias, o foco principal das intervenções em saúde coletiva voltar-se-ia para a abordagem genômica de "indivíduos" e suas "famílias" em detrimento de seu consagrado objeto - "populações". Assim, seria deslocada a prioridade central dos esforços (e recursos) para reduzir o adoecimento em função das desigualdades sócio-econômicas. Ao lado dos benefícios dos conhecimentos genéticos, há a possibilidade de surgimento de novas práticas eugênicas a partir da disponibilização de testagens genéticas no mercado, com vistas à aquisição pelos indivíduos interessados, desde que estes sejam capazes de atuarem como respectivos agentes de consumo.

Keywords : Genética; Sócio-Biologia; Bioética; Eugenia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )