SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Death by AIDS or maternal death: classification of mortality as a social practiceCooperation between an NGO and "host" states in the control of leprosy in Latin America author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CARDOSO, Maria Helena Cabral de Almeida  and  CASTIEL, Luis David. Saúde coletiva, nova genética e a eugenia de mercado. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.2, pp. 653-662. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000200032.

Com os constantes avanços das técnicas de manipulação genética, o campo da saúde coletiva passou a lidar com a possibilidade de surgimento de uma ênfase genômica reducionista, para além das influências sócio-culturais. Nestas circunstâncias, o foco principal das intervenções em saúde coletiva voltar-se-ia para a abordagem genômica de "indivíduos" e suas "famílias" em detrimento de seu consagrado objeto - "populações". Assim, seria deslocada a prioridade central dos esforços (e recursos) para reduzir o adoecimento em função das desigualdades sócio-econômicas. Ao lado dos benefícios dos conhecimentos genéticos, há a possibilidade de surgimento de novas práticas eugênicas a partir da disponibilização de testagens genéticas no mercado, com vistas à aquisição pelos indivíduos interessados, desde que estes sejam capazes de atuarem como respectivos agentes de consumo.

Keywords : Genética; Sócio-Biologia; Bioética; Eugenia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese