SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Projeto Bambuí: fatores biomédicos associados à ocorrência de internações hospitalares entre idososContribuições da antropologia para uma abordagem das questões relativas à saúde do idoso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

SILVESTRE, Jorge Alexandre  e  COSTA NETO, Milton Menezes da. Abordagem do idoso em programas de saúde da família. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.3, pp. 839-847. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000300016.

Discorre-se sobre a Política Nacional de Saúde do Idoso cujo propósito basilar reside na promoção do envelhecimento saudável, na manutenção e melhoria, ao máximo, da capacidade funcional dos idosos, na prevenção de doenças, na recuperação da saúde dos que adoecem e na reabilitação daqueles que venham a ter a sua capacidade funcional restringida, de modo a garantir-lhes permanência no meio em que vivem, exercendo de forma independente suas funções na sociedade. O cuidado do idoso deve basear-se, fundamentalmente, na família com o apoio das Unidades Básicas de Saúde sob a Estratégia de Saúde da Família, as quais devem representar para o idoso, o vínculo com o sistema de saúde. Após, são listados alguns dos problemas de saúde do idoso em que os programas de saúde da família podem causar um impacto importante. Se analisa a Estratégia de Saúde da Família no Brasil em relação à atenção ao idoso, além das competências, habilidades e atribuições necessárias da equipe.

Palavras-chave : Programa Saúde da Família; Saúde do Idoso; Serviços de Saúde para Idosos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português