SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue5Food intake according to socioeconomic and demographic profile: the Bambuí ProjectFood intake in overweight and normal-weight adolescents in the city of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

TAKAHASHI, Mara Alice Batista Conti  and  CANESQUI, Ana Maria. Pesquisa avaliativa em reabilitação profissional: a efetividade de um serviço em desconstrução. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.5, pp. 1473-1483. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000500026.

O texto aborda a avaliação dos resultados de um modelo assistencial inovado, no período de 1995 a 1997, para adoecidos por LER/DORT, desenvolvido no Centro de Reabilitação Profissional de Campinas do Instituto Nacional de Seguro Social. Dois objetivos foram postos pelo estudo: o de reconstituir o programa como precondição da avaliação e o de avaliar a efetividade do modelo assistencial adotado, quanto ao objetivo de resgatar a autonomia dos adoecidos. A metodologia envolveu o estudo e análise da documentação do programa para sua reconstituição quanto à identificação da problemática, inserção organizacional, as relações de interesse despertadas, a equipe e suas atribuições, e o perfil da clientela atendida. O estudo dos 221 prontuários dos atendidos no serviço permitiu a montagem de um instrumento avaliativo, composto de dimensões, variáveis e indicadores, que foi aplicado em uma amostra de 47 prontuários nos momentos antes e depois da intervenção. A elevada efetividade do modelo adotado foi constatada, comportando variações nas diferentes dimensões examinadas.

Keywords : Reabilitação; Transtornos Traumáticos Cumulativos; Avaliação; Efetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese