SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue5The occurrence and distribution of lymphatic filariasis in Greater Metropolitan Recife: the case of an endemic area in Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, BrazilFatal traffic accidents and their association with the infant mortality rate and adolescence author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

DIAZ, Soledad; HARDY, Ellen; ALVARADO, Gloria  and  EZCURRA, Enrique. Aceitabilidade da anticoncepção de emergência no Brasil, Chile e México: 1 - Percepções sobre as pílulas de anticoncepção de emergência. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.5, pp. 1507-1517. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000500029.

Apresentam-se opiniões de potenciais usuárias e possíveis provedores de anticoncepção de emergência (AE) no Brasil, Chile e México. As opiniões foram obtidas em grupos de discussão, e a opinião de autoridades e outras pessoas influentes por meio de entrevistas semi-estruturadas. A maioria teve uma opinião positiva sobre a AE, que poderia contribuir para reduzir gravidez não planejadas, o aborto provocado e a gravidez entre adolescentes. Alguns consideraram que todas as mulheres deveriam saber sobre a AE, enquanto outros pensaram que era um método para situações especiais, tais como estupro e uma primeira relação sexual desprotegida. As preocupações foram de que sua introdução poderia estar associada à diminuição do uso do condom, aumento das doenças de transmissão sexual e comportamento sexual irresponsável de adolescentes. A necessidade da AE foi percebida pela maioria dos participantes, levando à conclusão de que as autoridades de saúde devem implementar sua introdução e treinar os profissionais de saúde, incluindo a discussão dos problemas de saúde reprodutiva que poderiam ser resolvidos pela AE.

Keywords : Anticoncepção; Saúde Reprodutiva; Percepção.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English