SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 suppl.1Stunting and future risk of obesity: principal physiological mechanismsA review of breastfeeding in Brazil and how the country has reached ten months' breastfeeding duration author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SARTORELLI, Daniela Saes  and  FRANCO, Laércio Joel. Tendências do diabetes mellitus no Brasil: o papel da transição nutricional. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, suppl.1, pp. S29-S36. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000700004.

A prevalência do diabetes mellitus tipo 2 tem se elevado vertiginosamente e espera-se ainda um maior incremento. Na América Latina há uma tendência do aumento da freqüência entre as faixas etárias mais jovens, cujo impacto negativo sobre a qualidade de vida e a carga da doença ao sistema de saúde é relevante. O aumento das taxas de sobrepeso e obesidade associado às alterações do estilo de vida e ao envelhecimento populacional, são os principais fatores que explicam o crescimento da prevalência do diabetes tipo 2. As modificações no consumo alimentar da população brasileira - baixa freqüência de alimentos ricos em fibras, aumento da proporção de gorduras saturadas e açúcares da dieta - associadas a um estilo de vida sedentário compõem um dos principais fatores etiológicos da obesidade, diabetes tipo 2 e outras doenças crônicas. Programas de prevenção primária do diabetes vêm sendo desenvolvidos em diversos países, cujos resultados demonstram um impacto positivo sobre a qualidade de vida da população.

Keywords : Diabetes Mellitus Tipo 2; Prevalência; Transição Nutricional; Consumo de Alimentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese