SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 suppl.1A review of breastfeeding in Brazil and how the country has reached ten months' breastfeeding durationSocio-demographic and lifestyle factors associated with abdominal fat distribution in adults: a population-based survey in Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SICHIERI, Rosely; CASTRO, Joelma Ferreira Gomes  and  MOURA, Aníbal Sanchez. Fatores associados ao padrão de consumo alimentar da população brasileira urbana. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, suppl.1, pp. S47-S53. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000700006.

Avaliou-se os fatores que explicariam diferentes padrões de consumo alimentar da população urbana brasileira, com base na Pesquisa sobre Padrões de Vida, realizada no Nordeste e no Sudeste em 1996-1997. Foram incluídos os dados de consumo familiar (últimos 14 dias a partir de uma listagem com 28 alimentos) de 5.121 adultos na faixa etária de 20 a 50 anos, após exclusão das gestantes, das lactantes e das pessoas que referiram problema de saúde crônico. Os padrões de consumo alimentar foram definidos pela análise de componentes principais, onde o valor de carga de uma determinada variável (alimento) é proporcional à sua contribuição para o fator (padrão de consumo) em questão, com a carga negativa indicando que a variável está inversamente associada com o fator, enquanto a positiva indica uma associação direta. A Região Nordeste comparada à Região Sudeste associou-se negativamente a um padrão misto, quando todos os alimentos foram igualmente importantes. O índice de massa corporal associou-se positivamente ao padrão misto, e praticar atividade física e ser negro associou-se negativamente a este padrão. Escolaridade e renda foram as variáveis que mais explicaram o consumo alimentar, mas mesmo ajustando por elas, a região de residência foi o terceiro maior componente explicativo.

Keywords : Inquéritos Nutricionais; Índice de Massa Corporal; Padrões Alimentares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese