SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 suppl.1Menarche, early pregnancy, and obesity in selected Brazilian women from a health care center in Belo Horizonte, Minas Gerais, BrazilPrevalence of overweight and obesity and associated factors among adolescents in the Northeast and Southeast regions of Brazil, 1996 to 1997 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PEREZ-ESCAMILLA, Rafael. Amamentação e transição nutricional na América Latina e Caribe: um caso bem-sucedido?. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, suppl.1, pp. S119-S127. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000700013.

Os objetivos deste artigo incluem examinar tendências recentes na duração da amamentação na América Latina e Caribe e documentar: (a) diferenciais entre áreas rurais e urbanas, (b) diferenças em escolaridade materna e (c) mudanças na duração do aleitamento materno ao longo do tempo. Foram realizadas análises de dados secundários a partir de 23 pesquisas demográficas em saúde conduzidas entre meados das décadas de 80 e 90. Os resultados indicam que a duração mediana da amamentação continua sendo maior nas áreas rurais comparadas com as urbanas e entre mulheres com menos escolaridade, embora tais diferenças estejam diminuindo ao longo do tempo. Em cinco dos seis países estudados em relação a tendências seculares, continua aumentando a duração da amamentação, tanto em áreas rurais quanto urbanas. A duração da amamentação em áreas urbanas e rurais estava fortemente correlacionada dentro dos países. A duração do aleitamento aumentou mais entre mulheres com maior escolaridade e declinou entre mulheres com menor escolaridade. Os resultados indicam que a duração do aleitamento vem aumentando na América Latina e Caribe numa época em que era previsto o oposto, em vista da crescente urbanização da região. Políticas de proteção ao aleitamento materno e programas de promoção podem explicar parte do aumento na duração do aleitamento materno.

Keywords : Aleitamento Materno; Demografia; Transição Nutricional.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English