SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue6Nutritional interventions and child growth among under-two-year-olds: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CLARO, Lenita Barreto Lorena; TOMASSINI, Hugo Coelho Barbosa  and  ROSA, Maria Luiza Garcia. Prevenção e controle do dengue: uma revisão de estudos sobre conhecimentos, crenças e práticas da população. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, n.6, pp. 1447-1457. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000600002.

Este trabalho tem como objetivo revisar estudos recentes acerca das concepções e atitudes das populações a respeito do dengue e de sua prevenção, como forma de contribuir para as políticas e ações de controle da doença. Sua análise mostrou a coexistência de níveis satisfatórios de conhecimento sobre o dengue, sua forma de transmissão e as medidas de controle do vetor nas populações estudadas com elevados níveis de infestação pelo vetor e grande quantidade de criadouros nas residências, sugerindo que as estratégias educativas tradicionais, apesar de relativamente eficientes na transmissão de informações, não têm alcançado mudanças efetivas de comportamento. Estudos qualitativos, ao permitirem um aprofundamento na compreensão das atitudes envolvidas, revelam duas questões que parecem explicar, em sua maior parte, a pequena adesão populacional às estratégias de eliminação dos criadouros do vetor - as representações sobre o dengue e sobre os riscos associados aos mosquitos e as dificuldades em evitar a infestação de recipientes domésticos em função de problemas de saneamento nas comunidades.

Keywords : Dengue; Aedes aegypti; Conhecimentos [Atitudes e Prática em Saúde].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese