SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue6Interventions for HIV/STD prevention in Latin America and the Caribbean: a review of the regional experienceThe current applicability of Viegas simplified indices to dental caries epidemiological surveys author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SCHIMITH, Maria Denise  and  LIMA, Maria Alice Dias da Silva. Acolhimento e vínculo em uma equipe do Programa Saúde da Família. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, n.6, pp. 1487-1494. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000600005.

Analisa-se o trabalho de uma equipe do Programa Saúde da Família, identificando o potencial de acolhimento e de construção de vínculo entre profissionais e usuários. É um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observação livre, entrevista semi-estruturada e consulta a documentos. Para análise do material obtido, utilizou-se abordagem dialética. Verificou-se uma relação entre a organização do processo de trabalho e a possibilidade de concretização de acolhimento e vínculo. Existem lacunas no acolhimento aos usuários, sobretudo no que se refere à abertura do serviço para a demanda, à responsabilização pelos problemas de saúde da população e ao estímulo à autonomia do usuário. Constatou-se que a produção de vínculo está relacionada com o desenvolvimento de atividades clínicas. O usuário do serviço, na concepção dos trabalhadores, é tido, por vezes, como sujeito e, por outras, como objeto. Os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde não se constituem enquanto projeto pensado dos trabalhadores. Propõe-se a aproximação da enfermeira a atividades clínicas e ao acolhimento aos usuários.

Keywords : Acesso aos Serviços de Saúde; Avaliação dos Serviços; Assistência à Saúde Comunitária; Serviços Básicos de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese