SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue6Receptiveness and links to clients in a Family Health Program teamGarbage, work, and health: a case study of garbage pickers at the metropolitan landfill in Rio de Janeiro, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CYPRIANO, Silvia; SOUSA, Maria da Luz Rosário de  and  WADA, Ronaldo Seichi. A aplicabilidade atual dos índices simplificados de Viegas nos levantamentos epidemiológicos da cárie dentária. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, n.6, pp. 1495-1502. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000600006.

Este estudo teve como objetivo verificar se dois índices simplificados: "Método Um" e "Método Dois" de Viegas podem ser indicados para levantamentos epidemiológicos em saúde bucal. A amostra foi proveniente de 29 municípios, totalizando 2.378 exames em escolares de 12 anos. Considerando a média CPO-D em cada localidade, obteve-se três grupos de prevalências (baixa, moderada e alta) e nesses grupos foram testados os índices simplificados, calculando-se assim os valores estimados dos índices simplificados. O "Método Um", que se baseia na experiência de cárie do primeiro molar inferior, apresentou correlação moderada nos três grupos de prevalências e semelhança entre as médias (p < 0,05). O "Método Dois", que além da experiência de cárie do primeiro molar acrescenta a experiência de cárie dos incisivos centrais superiores, apresentou semelhança com os valores do CPO-D apenas em baixa prevalência de cárie. Conclui-se que o índice simplificado "Método Um" pode ser utilizado em levantamentos epidemiológicos em baixa, moderada e alta prevalências de cárie, evidenciando que o primeiro molar continua sendo um bom indicador do nível de cárie de jovens populações.

Keywords : Saúde Bucal; Cárie Dentária; Índice CPO.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese