SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue6Receptiveness and links to clients in a Family Health Program teamGarbage, work, and health: a case study of garbage pickers at the metropolitan landfill in Rio de Janeiro, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CYPRIANO, Silvia; SOUSA, Maria da Luz Rosário de  and  WADA, Ronaldo Seichi. A aplicabilidade atual dos índices simplificados de Viegas nos levantamentos epidemiológicos da cárie dentária. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, n.6, pp.1495-1502. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000600006.

Este estudo teve como objetivo verificar se dois índices simplificados: "Método Um" e "Método Dois" de Viegas podem ser indicados para levantamentos epidemiológicos em saúde bucal. A amostra foi proveniente de 29 municípios, totalizando 2.378 exames em escolares de 12 anos. Considerando a média CPO-D em cada localidade, obteve-se três grupos de prevalências (baixa, moderada e alta) e nesses grupos foram testados os índices simplificados, calculando-se assim os valores estimados dos índices simplificados. O "Método Um", que se baseia na experiência de cárie do primeiro molar inferior, apresentou correlação moderada nos três grupos de prevalências e semelhança entre as médias (p < 0,05). O "Método Dois", que além da experiência de cárie do primeiro molar acrescenta a experiência de cárie dos incisivos centrais superiores, apresentou semelhança com os valores do CPO-D apenas em baixa prevalência de cárie. Conclui-se que o índice simplificado "Método Um" pode ser utilizado em levantamentos epidemiológicos em baixa, moderada e alta prevalências de cárie, evidenciando que o primeiro molar continua sendo um bom indicador do nível de cárie de jovens populações.

Keywords : Saúde Bucal; Cárie Dentária; Índice CPO.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )