SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue6Garbage, work, and health: a case study of garbage pickers at the metropolitan landfill in Rio de Janeiro, BrazilInfant mortality in Brazil and deaths from acute myocardial infarction in the same generation author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LEVIGARD, Yvonne Elsa  and  ROZEMBERG, Brani. A interpretação dos profissionais de saúde acerca das queixas de "nervos" no meio rural: uma aproximação ao problema das intoxicações por agrotóxicos. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, n.6, pp. 1515-1524. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000600008.

O problema da exposição ocupacional aos agrotóxicos adquire uma dimensão de forte impacto no que diz respeito à Saúde Pública, uma vez que o Brasil situa-se entre os maiores consumidores mundiais de agrotóxicos. O presente trabalho focaliza a interpretação que os profissionais do Programa Saúde da Família, atuantes no 5o e no 7o distritos do Município de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, atribuem às queixas de nervoso no meio rural, de modo a verificar (1) se é estabelecido um elo entre as manifestações de nervoso e os sintomas de intoxicação, (2) de verificar a repercussão deste entendimento sobre as notificações de acidente de trabalho, (3) assim como de discutir a medicalização do nervoso (uso de calmantes) como possível fator de acomodação social, tal como ocorre nos grupos urbanos, e como possível desencadeador de uma dupla intoxicação nos trabalhadores expostos a agrotóxicos. Foram realizadas entrevistas, observações, anotações de campo e levantamento de pesquisas realizadas na área. Destaca-se no discurso dos profissionais a associação entre as queixas de nervos e a exposição a agrotóxicos, sendo discutidos os fatores a isso relacionados e esboçadas algumas recomendações para futuras investigações.

Keywords : Agrotóxicos; Saúde Ocupacional; Agricultura; Exposição a Praguicidas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese