SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue6Meningococcal disease diagnostic criteria in Greater Metropolitan Campinas, São Paulo State, BrazilSeroepidemiological survey of human cysticercosis in a municipality of Piaui State, Northeast Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MATOS, Patrícia Elizabeth de Souza  and  TOMITA, Nilce Emy. A inserção da saúde bucal no Programa Saúde da Família: da universidade aos pólos de capacitação. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, n.6, pp. 1538-1544. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000600011.

O objetivo deste trabalho foi verificar a concepção de formadores e estudantes de Odontologia sobre a atuação do cirurgião-dentista no Programa Saúde da Família (PSF) e oferecer contribuições para sua qualificação em Pólos de Educação Continuada. Fez-se uso do método de pesquisa qualitativa com construção do Discurso do Sujeito Coletivo, com base em entrevistas gravadas. A pesquisa abrangeu três instituições de ensino superior de Odontologia, localizadas nos municípios de Lins e Bauru, São Paulo, Brasil, sendo formados dois grupos focais: grupo 1 - Formadores e grupo 2 - Estudantes. Após a organização dos Discursos do Sujeito Coletivo por grupo focal, observou-se que tanto Formadores como Estudantes apresentam conceitos em construção sobre a atuação do cirurgião-dentista na saúde coletiva. Isso implica a necessidade de maior envolvimento do ensino superior com os serviços públicos de saúde, de modo a complementar algumas lacunas na formação e na prática dos cirurgiões-dentistas no PSF.

Keywords : Programa Saúde da Família; Saúde Bucal; Ensino Superior; Pesquisa Qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese