SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue6Seroepidemiological survey of human cysticercosis in a municipality of Piaui State, Northeast BrazilIdeal number of children as a risk factor for tubal ligation author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SALA, Arnaldo; SIMOES, Oziris; LUPPI, Carla Gianna  and  MAZZIERO, Miryan Cristina. Cadastro ampliado em saúde da família como instrumento gerencial para diagnóstico de condições de vida e saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, n.6, pp. 1556-1564. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000600013.

Com a implantação do Programa de Saúde da Família no Município de São Paulo, Brasil, foi realizada experiência piloto de um cadastro ampliado para coleta de informações sobre famílias em dois centros de saúde escola. O objetivo do estudo é a análise deste cadastro como instrumento gerencial que possa discriminar diferenças e iniqüidades presentes em cada área adstrita. Com base em dados coletados, foram construídos seis indicadores relativos a tempo de moradia, número de pessoas por cômodo para dormir, renda familiar per capita, percentagem de crianças, escolaridade e cobertura de convênio de saúde. Com estes seis indicadores foi elaborado um indicador composto, o Escore Médio de Situação de Vida (EMSV), bem como o Escore Médio/SIAB (EM/SIAB) com os três indicadores que estão disponíveis na Ficha A do SIAB. O resultado identificou subáreas geograficamente contíguas com situações de vida distintas. O EM/SIAB apresentou poder discriminatório muito próximo ao EMSV. Conclui-se pela possibilidade de diferenciar e discriminar subáreas, apontando para a necessidade de organizar distintas ações em saúde para cada subárea.

Keywords : Programa Saúde da Família; Sistemas de Informação; Gerência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese