SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue6Childhood anemia prevalence and associated factors in Salvador, Bahia, BrazilRisk factors for HIV transmission in drug users from Porto Alegre, Rio Grande do Sul State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GUIMARAES, Maria do Carmo Lessa; SANTOS, Sandra Maria Chaves dos; MELO, Cristina  and  SANCHES FILHO, Alvino. Avaliação da capacidade de gestão de organizações sociais: uma proposta metodológica em desenvolvimento. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, n.6, pp. 1642-1650. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000600023.

O projeto de Reforma Administrativa do Estado Brasileiro, ao introduzir estratégias administrativas baseadas na ampla delegação de autoridade e na cobrança a posteriori de resultados, colocou em relevo a questão da avaliação nas organizações públicas. Este artigo apresenta uma proposta metodológica para avaliar a capacidade de gestão de organizações sociais, ente público não-estatal criado no bojo dessa Reforma. A construção da proposta contemplou a definição de um conceito-guia de gestão e suas dimensões, os quais orientaram a seleção e construção de variáveis, indicadores, parâmetros e plano de análise para a avaliação. Nas considerações finais argumenta-se que as escolhas conceituais e decisões procedimentais visaram a produzir um desenho de avaliação que garantisse a confiabilidade dos resultados e sua sensibilidade em aproximar-se do fenômeno avaliado, e a aplicabilidade e reprodutibilidade da metodologia em diferentes contextos.

Keywords : Avaliação; Capacidade de Gestão; Organização Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese