SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue6Peri-menopausal and post-menopausal experience among women with and without hormone replacement therapyThe management strategy of the Brazilian National Network of Human Milk Banks author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone  and  FORTES, Paulo Antonio de Carvalho. Bioética e atenção básica: um perfil dos problemas éticos vividos por enfermeiros e médicos do Programa Saúde da Família, São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, n.6, pp. 1690-1699. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000600028.

Estudo empírico, qualitativo, de ética descritiva, com enfermeiros e médicos do Programa Saúde da Família (PSF), no Município de São Paulo, Brasil, com o objetivo de identificar os problemas éticos vivenciados por esses profissionais. Tendo sido solicitado aos profissionais que listassem problemas éticos a partir da narrativa de um caso vivido, os resultados apontam para problemas éticos na relação com o usuário e a família, na relação da equipe de saúde e nas relações com a organização e o sistema de saúde. Isto é, aspectos éticos que permeiam circunstâncias comuns da prática diária da atenção à saúde e não situações dilemáticas, que requerem soluções imediatas, usualmente mais exploradas na literatura bioética. Essa peculiaridade dos problemas éticos vividos na atenção básica pode levar à dificuldade em identificá-los como tal, pondo em risco a relação vincular que está no cerne do PSF.

Keywords : Bioética; Cuidados Primários de Saúde; Programa Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese