SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 suppl.2Systematic review and meta-analysis of antibiotic prophylaxis in abdominal hysterectomyTechnology assessment in health care: methodological and operational questions author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

TRAVASSOS, Claudia  and  MARTINS, Mônica. Uma revisão sobre os conceitos de acesso e utilização de serviços de saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, suppl.2, pp. S190-S198. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000800014.

O objetivo deste artigo é rever os conceitos de acesso e de utilização de serviços de saúde, identificando pontos de distinção e articulação existentes entre ambos. Acesso é um conceito complexo, geralmente empregado de forma imprecisa e que muda ao longo do tempo e de acordo com o contexto. A utilização dos serviços de saúde representa o centro do funcionamento dos sistemas de saúde. Apesar das divergências, predomina a visão de que o acesso relaciona-se a características da oferta de serviços. O uso de serviços é uma expressão do acesso, mas não se explica apenas por ele. Fatores individuais predisponentes e contextuais também influenciam o uso. Observa-se uma tendência de ampliação do escopo do conceito de acesso, com deslocamento do seu eixo da entrada nos serviços (uso) para os resultados dos cuidados recebidos. O acesso é visto pelo seu impacto na saúde e dependerá também da adequação do cuidado prestado. Finalmente, destaca-se que determinantes da saúde diferem daqueles do uso de serviços e que a utilização de serviços impacta diretamente a doença, mas apenas indiretamente a saúde.

Keywords : Serviços de Saúde; Utilização; Acessibilidade aos Serviços de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese