SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 suppl.2Evaluation of the prenatal care program in Curitiba, Paraná, Brazil: a cohort study of primigravidaePotential uses of AP-DRG to describe the health care profile in hospital units author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SILVEIRA, Denise S.  and  SANTOS, Iná S. dos. Fatores associados à cesariana entre mulheres de baixa renda em Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, suppl.2, pp. S231-S241. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000800018.

O objetivo do estudo foi investigar a associação entre as características das mulheres e do cuidado pré-natal na rede de Atenção Primária à Saúde de Pelotas com o tipo de parto. Realizou-se um estudo transversal, incluindo a estrutura dos serviços e o processo de atendimento. Foram estudados todos os centros de saúde da cidade e entrevistadas 712 mães. A taxa de cesarianas foi de 30,0%. Na análise ajustada, o risco de cesariana associou-se com características maternas (menor altura, menor número de gestações, gestação planejada, internações hospitalares e hipertensão arterial na gravidez). Entre as características dos serviços encontrou-se influência protetora do maior tempo de formado do médico pré-natalista e o cumprimento às normas do Programa de Pré-natal. As maiores taxas foram verificadas entre os hospitais universitários. Além da educação da mulher no pré-natal, o reconhecimento precoce e o manejo adequado da hipertensão arterial e das causas de hospitalização sugerem a possibilidade de abordagem pelo setor primário a fim de reduzir a taxa de cesarianas.

Keywords : Cuidado Pré-Natal; Serviços de Saúde; Cuidados Primários de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese