SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 suppl.2Factors associated with cesarean sections among low-income women in Pelotas, Rio Grande do Sul, BrazilCompliance with technical standards for radiological protection at radiation therapy services in São Paulo State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

NORONHA, Marina Ferreira de; PORTELA, Margareth Crisóstomo  and  LEBRAO, Maria Lúcia. Potenciais usos dos AP-DRG para discriminar o perfil da assistência de unidades hospitalares. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, suppl.2, pp. S242-S255. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000800019.

Os All Patient Diagnosis Related Groups (AP-DRG) constituem-se em um sistema de classificação de pacientes internados em hospitais gerais, que reúne pacientes em grupos, considerando diversas características com impacto no consumo de recursos hospitalares e critérios clínicos. O AP-DRG tem suas diversas versões utilizadas para a gerência e como unidade de pagamento a hospitais. O objetivo deste artigo foi descrever a classificação, explorando suas potencialidades para gerar informações para a gestão de hospitais. Foi utilizada a base de dados da região de Ribeirão Preto, São Paulo Brasil, de 1997, que inclui unidades hospitalares públicas, privadas e filantrópicas. Foram realizadas comparações entre Ribeirão Preto e Estados Unidos quanto ao tempo médio de permanência hospitalar de AP-DRGs selecionados. Utilizando-se os pesos relacionados ao custo relativo dos DRGs, construídos para o Estado de Nova York, Estados Unidos, foi possível verificar o perfil da atenção prestada por trinta hospitais da região de Ribeirão Preto e também o perfil dos pacientes pagos pelo SUS procedentes de outras localidades. Avalia-se que a classificação fornece informações acerca do perfil de complexidade da atenção hospitalar, tanto no que diz respeito à regionalização e sua organização em níveis de complexidade, como para subsidiar as decisões de composição dessa rede de assistência, auxiliar no seu monitoramento e contribuir para o aprimoramento do pagamento aos hospitais.

Keywords : Serviços de Saúde; Recursos em Saúde; Tempo de Permanência; Gestão de Qualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese