SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 suppl.2Hospital mortality and length of stay: comparison between public and private hospitals in Ribeirão Preto, São Paulo State, BrazilAccess to hospitalization in Brazilian municipalities in 2000: territorial distribution in the Unified National Health System author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LOPES, Rosana Machado; VIEIRA-DA-SILVA, Lígia Maria  and  HARTZ, Zulmira M. de Araújo. Teste de uma metodologia para avaliar a organização, acesso e qualidade técnica do cuidado na atenção à diarréia na infância. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, suppl.2, pp. S283-S297. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000800022.

Com o objetivo de avaliar a qualidade técnico-científica do cuidado, a acessibilidade aos serviços de saúde e o grau de implantação das ações de controle da diarréia, em um município selecionado do Estado da Bahia, Brasil, realizou-se um estudo de casos múltiplos, com dois níveis de análise: as práticas e a coordenação destas. Cada óbito (três) e hospitalização (oito) por diarréia foram considerados como casos. A totalidade dos óbitos foi investigada e as hospitalizações foram selecionadas de forma intencional. Dimensões e critérios para a avaliação da qualidade técnica e para estimativa do grau de implantação das ações de controle foram derivadas do modelo teórico. As trajetórias assistenciais foram reconstituídas a partir de entrevistas e informações de prontuários médicos. Verificaram-se barreiras organizacionais relacionadas ao elevado tempo de espera para atendimento nas unidades de atenção primária; barreiras geográficas relacionadas à distância entre o serviço e o local de moradia dos usuários e barreiras financeiras decorrentes da escassez de recursos financeiros para o transporte. A qualidade do cuidado foi considerada inadequada e as ações de controle da diarréia foram classificadas como insuficientes em praticamente todas as dimensões analisadas.

Keywords : Avaliação dos Serviços de Saúde; Diarréia; Acesso aos Cuidados de Saúde; Qualidade do Cuidado de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese