SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 suppl.2Testing a methodology to evaluate organization, access, and technical quality of care for childhood diarrheaEvaluating quality of care in an AIDS program: health services research issues in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

OLIVEIRA, Evangelina X. G. de; TRAVASSOS, Cláudia  and  CARVALHO, Marilia Sá. Acesso à internação hospitalar nos municípios brasileiros em 2000: territórios do Sistema Único de Saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, suppl.2, pp. S298-S309. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000800023.

Este trabalho investiga os efeitos de fatores ambientais - as condições de oferta, a configuração espacial, os aspectos sócio-econômicos da população, e o contexto político-institucional - no padrão de internação das populações dos municípios brasileiros. Os dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH) sobre as internações de pessoas com mais de 14 anos de idade, apenas para os procedimentos de maior freqüência de internação, no ano de 2000, em todo o Brasil, foram agregados segundo o município de residência dos pacientes. Foram ajustados modelos aditivos generalizados mistos aninhados, utilizando inferência Bayesiana. Os resultados indicam que a probabilidade de internação aumenta com a disponibilidade de leitos e de atenção básica, e com a capacidade de internação local; e diminui quando são maiores as distâncias a percorrer, nos municípios de maior população e naqueles de renda familiar per capita mais alta. A inclusão dos efeitos aleatórios, de UF e do padrão espacial, permite identificar macro áreas com padrões diferenciados nas probabilidades de internação e os principais fatores que explicam esses diferentes padrões.

Keywords : Serviços de Saúde; Acesso aos Serviços de Saúde; Eqüidade no Acesso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese