SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 suppl.2Use of hospital mortality rates following coronary artery bypass graft surgery to monitor hospital careEpidemiology, research, and health services evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

HARTZ, Zulmira M. de Araújo  and  CONTANDRIOPOULOS, André-Pierre. Integralidade da atenção e integração de serviços de saúde: desafios para avaliar a implantação de um "sistema sem muros". Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, suppl.2, pp. S331-S336. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000800026.

Neste texto, partimos do pressuposto de que a integralidade da atenção é um eixo prioritário da investigação e avaliação dos serviços e sistemas de saúde, estruturados como redes assistenciais interorganizacionais que articulam dimensões clínicas, funcionais, normativas e sistêmicas em sua operacionalização, reconhecendo que nenhuma organização reúne a totalidade dos recursos e competências necessárias para a solução dos problemas de saúde de uma população, em seus diversos ciclos de vida. Em virtude da complexidade desse "sistema sem muros", que elimina as barreiras de acesso entre os diversos níveis de atenção, em resposta às necessidades de saúde nos âmbitos local e regional, julgamos oportuno compartilhar algumas "lições preliminares" aprendidas em experiências pessoais e na literatura sobre a integração de serviços, que nos parecem de interesse comum aos pesquisadores e gestores comprometidos com a sua implantação.

Keywords : Serviços de Saúde; Avaliação dos Serviços; Interação de Sistemas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese