SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 suppl.2Comprehensive health care and integrated health services: challenges for evaluating the implementation of a "system without walls" author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SANTOS, Iná S. dos  and  VICTORA, Cesar G.. Serviços de saúde: epidemiologia, pesquisa e avaliação. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, suppl.2, pp. S337-S341. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000800027.

A pesquisa epidemiológica na área de serviços de saúde envolve geralmente a experimentação da eficácia de novos programas ou estratégias e a avaliação da qualidade dos serviços de saúde. Repetindo o modelo da medicina baseada em evidência, que floresceu na área clínica, as avaliações de efetividade de programas de saúde pública têm proposto e empregado, preferentemente, estudos randomizados, como forma de garantir um padrão científico de credibilidade nos resultados. Uma nova tendência entre os intelectuais da epidemiologia aplicada aos serviços de saúde questiona essa premissa e propõe que os estudos randomizados sejam adaptados, para compreender a ampla cadeia causal que vincula a implementação de um programa a um determinado indicador de impacto. Outros desenhos, em níveis diferentes de inferência causal, mas suficientemente rigorosos para que seus resultados sejam confiáveis, são também propostos.

Keywords : Avaliação dos Serviços; Serviços de Saúde; Pesquisa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese