SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Breastfeeding practices and infant growth: a longitudinal study in Rio de Janeiro, Brazil, 1999/2001Evaluation of the impact of a nutritional program for undernourished children in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CABRERA, Marcos A. S.; WAJNGARTEN, Maurício; GEBARA, Otávio C. E.  and  DIAMENT, Jayme. Relação do índice de massa corporal, da relação cintura-quadril e da circunferência abdominal com a mortalidade em mulheres idosas: seguimento de 5 anos. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.3, pp. 767-775. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000300010.

Este estudo analisa a associação entre a relação cintura-quadril (RCQ), a circunferência abdominal (CA) e o índice de massa corporal (IMC) com a mortalidade total e cardiovascular em 575 mulheres idosas ambulatoriais por um seguimento de cinco anos. Os maiores quartis de RCQ, CA e IMC, bem como as categorias pré-determinadas de IMC, foram analisados como variáveis preditivas e analisada a interferência de algumas variáveis confundidoras. Oitenta e oito mulheres morreram durante o seguimento (15,4%). As mulheres com baixo peso (IMC < 18,5kg/m2) apresentavam uma associação positiva com a mortalidade total nas análises uni e multivariadas, independentemente da estratificação etária. Nas curvas de sobrevida e na análise univariada, o maior quartil de RCQ (> 0,97) estava associado com a maior mortalidade total, entretanto, na análise multivariada o aumento de RCQ apresentou uma associação independente com a mortalidade total, apenas entre as mulheres de 60 a 80 anos. Nenhuma medida antropométrica apresentou uma associação significativa com a mortalidade cardiovascular. Os resultados identificaram o baixo peso e a RCQ como preditores de mortalidade total em idosas, principalmente entre as mulheres com até 80 anos.

Keywords : Índice de Massa Corporal; Obesidade; Constituição Corporal; Mortalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese