SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Evaluation of the impact of a nutritional program for undernourished children in BrazilWork-related accidents in traditional fishermen from the Medium Araguaia River region, Tocantins, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

D'ORSI, Eleonora; CARVALHO, Marilia Sá  and  CRUZ, Oswaldo Gonçalves. Similaridade entre perfil de nascimentos e condições sócio-econômicas: uma análise espacial. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.3, pp. 786-794. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000300012.

Este estudo foi realizado com o objetivo de comparar o perfil de nascimentos e as condições sócio-econômicas nos bairros do Município do Rio de Janeiro, Brasil, identificando áreas de risco prioritárias para atuação. Utilizou-se desenho de estudo ecológico. As fontes de dados foram o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, agregados por bairros. Foi realizada análise espacial, classificação multivariada pela técnica de "cluster" e estatística "I" de Morin para detecção de autocorrelação espacial. Foi criado índice de similaridade para comparar a classificação sócio-econômica com o perfil de nascimentos. As proporções de nascidos vivos com Apgar acima de 8 e cesáreas por bairros apresentaram autocorrelação espacial positiva e alta similaridade com a classificação sócio-econômica. A proporção de nascidos vivos com baixo peso apresentou distribuição espacial aleatória indicando que, nesta escala de análise, o peso ao nascer não é suficientemente sensível para discriminar diferenças entre subgrupos populacionais. As relações observadas sugerem mudanças no perfil de saúde materno-infantil, com necessidade de intervenções voltadas para uso de serviços e crescente importância do escore de Apgar como indicador de risco.

Keywords : Análise Espacial; Nascidos Vivos; Fatores Sócio-econômicos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English