SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Evaluation of the impact of a nutritional program for undernourished children in BrazilWork-related accidents in traditional fishermen from the Medium Araguaia River region, Tocantins, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

D'ORSI, Eleonora; CARVALHO, Marilia Sá  and  CRUZ, Oswaldo Gonçalves. Similaridade entre perfil de nascimentos e condições sócio-econômicas: uma análise espacial. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.3, pp.786-794. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000300012.

Este estudo foi realizado com o objetivo de comparar o perfil de nascimentos e as condições sócio-econômicas nos bairros do Município do Rio de Janeiro, Brasil, identificando áreas de risco prioritárias para atuação. Utilizou-se desenho de estudo ecológico. As fontes de dados foram o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, agregados por bairros. Foi realizada análise espacial, classificação multivariada pela técnica de "cluster" e estatística "I" de Morin para detecção de autocorrelação espacial. Foi criado índice de similaridade para comparar a classificação sócio-econômica com o perfil de nascimentos. As proporções de nascidos vivos com Apgar acima de 8 e cesáreas por bairros apresentaram autocorrelação espacial positiva e alta similaridade com a classificação sócio-econômica. A proporção de nascidos vivos com baixo peso apresentou distribuição espacial aleatória indicando que, nesta escala de análise, o peso ao nascer não é suficientemente sensível para discriminar diferenças entre subgrupos populacionais. As relações observadas sugerem mudanças no perfil de saúde materno-infantil, com necessidade de intervenções voltadas para uso de serviços e crescente importância do escore de Apgar como indicador de risco.

Keywords : Análise Espacial; Nascidos Vivos; Fatores Sócio-econômicos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )