SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Meningococcal disease: epidemiological profile in the Municipality of Manaus, Amazonas, Brazil, 1998/2002Homicides in Medellín, Colombia, from 1990 to 2002: victims, motives and circumstances author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LIMA-COSTA, Maria Fernanda; FIRMO, Josélia Oliveira Araújo  and  UCHOA, Elizabeth. Diferenças na estrutura da auto-avaliação da saúde em idosos com diferente situação sócio-econômica: Projeto Bambuí. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.3, pp. 830-839. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000300017.

A influência da situação sócio-econômica na estrutura da percepção da saúde dos idosos tem recebido pouca atenção. O objetivo foi verificar se a estrutura da percepção da saúde difere em idosos mais pobres em comparação àqueles com melhor poder aquisitivo (renda mensal familiar < 2 vs. > 2 salários mínimos). O estudo incluiu 1.505 idosos (> 60 anos de idade) residentes na cidade de Bambuí, Minas Gerais, Brasil. A satisfação com a rede social surgiu com maior força na estrutura da percepção da saúde entre os mais pobres. Entre esses, sintomas depressivos e ansiosos estavam associados com a auto-avaliação da saúde, ao passo que os idosos com melhor poder aquisitivo apresentavam uma percepção da saúde mais ampla, que incluía sintomas depressivos e ansiosos, insônia, infecção pelo Trypanossoma cruzi, medicamentos utilizados e acesso aos serviços de saúde. Consultas a médicos e hospitalizações apresentaram-se associadas à auto-avaliação da saúde em ambos os grupos. Estes resultados apontam para importantes diferenças na estrutura da percepção da saúde em idosos com menor ou maior renda familiar e reforçam a necessidade de políticas para reduzir as desigualdades em saúde dessa população.

Keywords : Saúde do Idoso; Condições Sociais; Diagnóstico da Situação em Saúde.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English