SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Homicides in Medellín, Colombia, from 1990 to 2002: victims, motives and circumstancesEthical conflicts in research with human subjects author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

RONZANI, Telmo Mota; RIBEIRO, Mário Sérgio; AMARAL, Michaela Bitarello do  and  FORMIGONI, Maria Lúcia Oliveira de Souza. Implantação de rotinas de rastreamento do uso de risco de álcool e de uma intervenção breve na atenção primária à saúde: dificuldades a serem superadas. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.3, pp. 852-861. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000300019.

Tendo em vista os diversos problemas associados ao assim chamado uso de risco de álcool, ele é considerado uma relevante questão de saúde pública. Uma das estratégias de prevenção secundária recomendadas é a utilização de instrumentos de rastreamento associados a intervenções breves em serviços de atenção primária à saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar o processo de implantação desta estratégia na rotina de atenção primária à saúde da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, incluindo a aplicação de entrevistas semi-estruturadas a gestores e/ou profissionais da assistência do Sistema Municipal de Saúde, associadas à análise de conteúdo e observação participante. Os resultados indicam que há dificuldades para a implantação efetiva destas rotinas, tanto em relação aos gestores quanto aos profissionais envolvidos diretamente na sua execução. Quanto aos profissionais destacam-se a restrição da abordagem a dependentes de álcool e a falta de motivação dos profissionais para trabalhos preventivos. Quanto aos gestores, foram detectadas dificuldades práticas no processo de organização e gerenciamento, a despeito de um afirmado interesse no projeto.

Keywords : Consumo de Bebidas Alcoólicas; Atenção Primária à Saúde; Prevenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese