SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Effects of violence and discrimination on the mental health of bisexuals, lesbians, and gays in Mexico CityBlood donation: a marketing perspective author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CATALAN-SOARES, Bernadette; CARNEIRO-PROIETTI, Anna Bárbara de F.; PROIETTI, Fernando Augusto  and  INTERDISCIPLINARY HTLV RESEARCH GROUP. Distribuição geográfica heterogênea dos vírus linfotrópicos humanos de célula T tipos I e II (HTLV-I/II): prevalência na triagem sorológica de doadores de sangue de grandes áreas urbanas no Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.3, pp. 926-931. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000300027.

Devido ao tamanho absoluto de sua população, o Brasil pode abrigar o maior número absoluto de pessoas soropositivas para HTLV-I/II. A triagem sorológica para o HTLV-I/II, dos candidatos à doação de sangue é obrigatória no país e a rede de hemocentros é responsável pela coleta de aproximadamente 80,0% do sangue doado. Conduzimos estudo transversal para determinar e quantificar a distribuição geográfica das taxas de prevalência para HTLV-I/II resultantes da triagem em candidatos a doadores de sangue, doando em 27 áreas urbanas correspondendo às capitais de cada um dos Estados brasileiros, no período de 1995 a 2000. Neste estudo, o teste de EIA foi utilizado para testar a presença de anticorpos para HTLV-I/II. As taxas de prevalência médias apresentaram grande heterogeneidade geográfica, variando de 0,4/1.000 em Florianópolis, na Região Sul, até uma taxa 25 vezes maior, 10,0/1.000 em São Luís, na Região Nordeste. Em média, as taxas de soropositividade ao EIA são menores nas capitais do Sul do país, tendendo a aumentar em direção ao Nordeste e Norte. As razões para esta heterogeneidade podem ser múltiplas e necessitam de mais estudos.

Keywords : HTLV-I; HTLV-II; Blood Donors; Immunoenzyme Techniques; HTLV-I; HTLV-II; Doadores de Sangue; Técnicas Imunoenzimáticas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English