SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Heterogeneous geographic distribution of human T-cell lymphotropic viruses I and II (HTLV-I/II): serological screening prevalence rates in blood donors from large urban areas in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LUDWIG, Silvia Terra  and  RODRIGUES, Alziro César de Morais. Doação de sangue: uma visão de marketing. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.3, pp. 932-939. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000300028.

Este trabalho enfatiza como o marketing pode fazer diferença no retorno do doador de sangue voluntário, pois o maior desafio enfrentado pelas instituições de saúde é manter e incrementar a doação de sangue. Nesse contexto, compreender a motivação do doador voluntário é de suma importância e os estudos apresentados demonstram que diversas variáveis são importantes na doação de sangue. O grande número de pacientes necessitados de transfusão de sangue e a carência de sangue no setor justificam o interesse por este estudo, não só do ponto de vista do doador, mas, sobretudo, das instituições. Além disso, o reconhecimento da importância das ações e da orientação para o doador é fundamental quando se pensa em estratégia de marketing. Dessa maneira, torna-se relevante para as instituições de saúde a identificação das reais necessidades e desejos do doador.

Keywords : Doadores de Sangue; Marketing Social; Estratégias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese