SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Perspectives on urban conditions and population healthDetermination of Entamoeba histolytica infection in patients from Greater Metropolitan Belém, Pará, Brazil, by enzyme-linked immunosorbent assay (ELISA) for antigen detection author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CAIAFFA, Waleska Teixeira et al. O urbano sob o olhar da saúde: o caso de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.3, pp. 958-967. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000300032.

O objetivo desse estudo foi conhecer a distribuição de eventos em saúde em ambiente urbano. Foram georrefenciados ao endereço de residência casos de homicídios, gravidez na adolescência, internações por asma em crianças, dengue e leishmaniose visceral. A análise incluiu, para cada evento, cálculo de indicadores anuais médios, construção de mapas temáticos usando o índice comparativo de morbidade, além da criação de escores do padrão de ocorrência simultânea dos eventos por unidade espacial. Taxas elevadas de homicídio, de mães adolescentes e de internação por asma foram observadas em áreas de grandes desigualdades sociais do município. Para as doenças vetoriais, foram encontradas aglomerações de altos índices dos eventos em regiões desfavorecidas em contraponto com baixos índices em regiões favorecidas, além da relativamente pouca coexistência dos dois agravos nas mesmas regiões do município. O estudo sugeriu a coexistência espacial de agravos consagrados como resultantes das desigualdades sociais, em áreas caracterizadas pela miséria e pobreza, com grupos sociais desfavorecidos, representados pelas camadas mais pobres da população. Sugeriu também uma possível participação de fatores ambientais na modulação dos eventos de origem vetorial.

Keywords : Cidades; Análise Espacial; Saúde Urbana.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English