SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Health regions and geographic scalesThe use of an analytic flowchart to organize healthcare in the Brazilian Family Health Program author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BALDANI, Márcia Helena; FADEL, Cristina Berger; POSSAMAI, Taisiane  and  QUEIROZ, Márcia Geny Schweitzer. A inclusão da odontologia no Programa Saúde da Família no Estado do Paraná, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.4, pp. 1026-1035. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000400005.

O objetivo deste estudo foi analisar o perfil de implantação da Odontologia no Programa Saúde da Família (PSF) no Estado do Paraná, Brasil, um ano após a entrada em vigor da Portaria n. 1.444 do Ministério da Saúde (MS). Para tanto, delineou-se um estudo quali-quantitativo que envolveu os 136 municípios que tinham implantado Equipes de Saúde Bucal no PSF até o início de 2002. Foram encaminhados questionários previamente testados, abordando aspectos administrativos e operacionais relacionados às equipes. Os resultados revelam que a média da população coberta por equipe corresponde ao mínimo estipulado pelo MS em 2000. Apesar disso, essas têm dificuldades em desempenhar todas as atividades pertinentes a elas. O encaminhamento dos casos de maior complexidade também foi referido como ponto crítico. A recepção favorável por parte da população e a participação dos dentistas entrevistados em cursos de capacitação foram pontos positivos relatados. Finalmente, verificou-se que o número de contratos temporários de dentistas não é pequeno (37,7%) e os relatos indicam que há necessidade de formação de profissionais generalistas com perfil adequado para o PSF.

Keywords : Saúde Bucal; Serviços de Saúde Bucal; Programa Saúde da Família; Política de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese