SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Inclusion of oral health services in the Family Health Program in the State of Paraná, BrazilFragments of a health work genealogy: genealogy as a research technique author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BARBOZA, Tatiane Aparecida Venâncio  and  FRACOLLI, Lislaine Aparecida. A utilização do "fluxograma analisador" para a organização da assistência à saúde no Programa Saúde da Família. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.4, pp. 1036-1044. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000400006.

Para remodelar a assistência à saúde dentro da estratégia do Programa Saúde da Família (PSF) deve-se modificar os processos de trabalho em curso. Os processos de trabalho vivenciados nos serviços de saúde são focos de atenção especial para os processos de gestão da mudança e compõem os grandes temas contemporâneos dos debates sobre as práticas de gestão em saúde. O objetivo deste estudo foi discutir e analisar com os profissionais do PSF, a utilização do "fluxograma analisador" como instrumento de auto-análise e autogestão do trabalho. Os dados foram coletados por meio da dinâmica de grupo focal e analisados segundo a técnica de Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados mostraram que o "fluxograma analisador" é um instrumento potente para impactar os exercícios privados dos profissionais, tornando-os mais controlados e produzindo com isso serviços mais descentrados da lógica medicocêntrica; é um instrumento capaz de atuar sobre as disputas que ocorrem entre os diferentes profissionais dos serviços de saúde, procurando impor um certo controle sobre estas.

Keywords : Programa Saúde da Família; Prestação de Cuidados de Saúde; Pessoal de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese