SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4The use of an analytic flowchart to organize healthcare in the Brazilian Family Health ProgramBirth defects and health strategies in Brazil: an overview author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

NARDI, Henrique Caetano; TITTONI, Jaqueline  and  RAMMINGER, Tatiana. Fragmentos de uma genealogia do trabalho em saúde: a genealogia como ferramenta de pesquisa. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.4, pp. 1045-1054. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000400007.

O artigo busca explorar os processos de subjetivação a partir do dispositivo do trabalho, especificamente do trabalho em saúde. Parte do entendimento de que a noção de história utilizada em muitas das produções em saúde está calcada em uma lógica evolucionista e desenvolvimentista. Em contrapartida, a perspectiva da genealogia utilizada neste artigo e baseada em Foucault, dá visibilidade às noções de descontinuidade, acontecimento e produção de verdades, trazendo em si condições para repensarmos as implicações éticas e políticas da produção de conhecimento, práticas e sujeitos. Para ilustrarmos estas questões, esboçaremos uma genealogia do trabalho em saúde, mais especificamente em relação à produção dos trabalhadores da saúde mental e aos trabalhadores da prevenção à infecção pelo HIV/AIDS.

Keywords : Genealogia; Pessoal de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese