SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Functional limitations of Brazilian elderly by age and gender differences: data from SABE SurveyNutrient consumption by adults and seniors in a population-based study: the Bambuí Project author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CASTRO, Mônica Silva Monteiro de; CARVALHO, Marilia Sá  and  TRAVASSOS, Cláudia. Fatores associados às readmissões hospitalares em um hospital geral brasileiro. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.4, pp. 1186-1200. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000400021.

O objetivo foi comparar diferentes métodos de análise de sobrevivência para identificação de características associadas a uma maior chance de reinternação em um grande hospital geral. Foram analisadas as internações do Hospital Público Regional de Betim, Minas Gerais, Brasil, de julho de 1996 a junho de 2000, excluindo internações apenas em obstetrícia e os óbitos na primeira internação. Foram utilizados os modelos de Cox; Andersen-Gill (AG); Prentice, Williams e Peterson (PWP) e de efeitos aleatórios, tendo o tempo entre as internações ou até o óbito ou até o final do período de observação como variável resposta. Um modelo de Poisson para o número de internações foi ajustado para efeitos comparativos. Considerando os resultados bastante próximos dos modelos PWP e de fragilidade, recomenda-se o ajuste dos dois e que, caso haja discrepância importante entre eles, o modelo PWP seja preferido apenas nos casos em que seja possível a incorporação de mais variáveis clínicas. Caso contrário, sugerimos o uso do modelo de fragilidade, pois ele leva em conta características individuais não mensuradas. A aplicação da metodologia proposta pode sugerir grupos de diagnósticos prioritários para uma investigação mais aprofundada.

Keywords : Hospitais Gerais; Readmissão Hospitalar; Análise de Sobrevivência.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English