SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Self-perception and oral health conditions in an elderly populationNeonatal care and mortality in public hospitals in Rio de Janeiro, Brazil, 1994/2000 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CAMPOS, Célia Maria Sivalli  and  MISHIMA, Silvana Martins. Necessidades de saúde pela voz da sociedade civil e do Estado. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.4, pp. 1260-1268. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000400029.

Este estudo tomou como objeto as necessidades de saúde de moradores da área de abrangência de uma unidade básica de saúde (UBS) no Município de São Paulo, Brasil. O objetivo geral foi investigar as necessidades de saúde reconhecidas como objeto do trabalho em saúde. Para isso identificou e analisou o que os moradores reconhecem como necessidades de saúde, bem como o que os trabalhadores da UBS tomam por objeto do trabalho. Trabalhadores da UBS e moradores da área de abrangência dessa UBS foram os sujeitos da pesquisa. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada para a coleta dos dados e a análise temática para a apreensão da realidade. As categorias empíricas apreendidas foram: necessidade da presença do Estado, necessidades de reprodução social, necessidade de participação política, reconhecidas pelos moradores do território como necessidades de saúde. A análise indicou que os processos de trabalho da UBS têm prescindido do reconhecimento das necessidades dos moradores. A superação dessas reduções será viável quando os processos de trabalho forem instaurados a partir do reconhecimento das necessidades de saúde, respeitando a concepção da determinação do processo saúde-doença e a conquista política do direito à saúde.

Keywords : Cuidados Primários de Saúde; Política de Saúde; Serviços de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese