SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue5Association between depressive symptoms and alcohol abuse among students from Bucaramanga, ColombiaDental pain, socioeconomic status, and dental caries in young male adults from southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

KILSZTAJN, Samuel; CARMO, Manuela Santos Nunes do; SUGAHARA, Gustavo Toshiaki Lopes  and  LOPES, Erika de Souza. Vítimas da cor: homicídios na região metropolitana de São Paulo, Brasil, 2000. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.5, pp. 1408-1415. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000500013.

O trabalho analisa a taxa de homicídio na Região Metropolitana de São Paulo, Brasil, por raça, controladas as variáveis de ordem sócio-econômica (escolaridade) e demográfica (sexo e idade da vítima). Com base nas estatísticas vitais da Fundação Seade e do Censo Demográfico do IBGE, foram calculadas as taxas de homicídio em 2000 para a raça negra e para a população não-negra, em 134 unidades da Região Metropolitana de São Paulo (38 municípios e 96 distritos da capital). Para o agregado da mesma região, foram construídas duas categorias (de referência e de exposição) para as variáveis raça, escolaridade, sexo e idade. A pesquisa utiliza análise descritiva e regressão logística múltipla. Embora a taxa bruta de homicídio de negros fosse invariavelmente superior à taxa para não-negros, a variável raça resultou ser não significativa quando controladas as variáveis anos de estudo, sexo e idade. A taxa de homicídio calculada para negros na Região Metropolitana de São Paulo em 2000 é maior que a taxa calculada para não-negros, em decorrência da sobre-representação de negros tanto na população com baixa escolaridade como na população masculina e jovem, principais categorias de exposição para homicídios.

Keywords : Homicídio; Coeficiente de Mortalidade; Causa da Morte; Negros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese