SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue5Food insecurity perception in families with elderly in Campinas, São Paulo, BrazilImpacts of the 10 Steps to Healthy Feeding in Infants: a randomized field trial author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

DUARTE, José Luiz Muniz Bandeira  and  MENDONCA, Gulnar Azevedo Silva. Comparação da mortalidade neonatal em recém-nascidos de muito baixo peso ao nascimento, em maternidades do Município do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.5, pp. 1441-1447. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2005000500017.

Foi realizada a comparação das taxas de mortalidade neonatal em quatro maternidades do Município do Rio de Janeiro, Brasil. A população estudada foi de recém-nascidos com peso inferior a 1.500g. O instrumento utilizado foi um questionário com dados informados pela mãe e o prontuário médico. Foram calculados, para cada instituição, as Razões Padronizadas de Mortalidade (RPM) com o método direto e indireto, tendo como padrão a distribuição por peso do National Institute of Child Health and Human Development Neonatal Research. A amostra final apresentou 487 recém-nascidos. As padronizações pelo método direto e indireto mostraram elevadas taxas de mortalidade em todas as instituições; as que apresentaram a maior quantidade de recém-nascidos nas faixas com os menores pesos, foram aquelas que mostraram os menores valores de RPM. A menor razão de mortalidade por faixa de peso foi encontrada na faixa de peso entre 500 e 749g. Os resultados da RPM estão inversamente associados ao quantitativo populacional de recém-nascidos nas faixas com os menores pesos. Os coeficientes de mortalidade mostraram taxas altas, principalmente nas faixas de peso mais elevados. Os resultados apontam para uma qualidade deficiente na atenção perinatal.

Keywords : Mortalidade Neonatal; Recém-nascido de Muito Baixo Peso; Maternidades.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese